Patologia: Tricobezoar
Exame: Raio X; contrastado - TC - US
WhallacyFS
Um bezoar é uma aglomeração de comida ou o material estranho no trato intestinal. Ela pode ser classificada de acordo com a componente principal como tricobezoar ou bola de pelo, fitobezoar (partículas de alimentos), trichphytobezoar (misto), pharmacobezoar, lactobezoar, mycobezoar (aglomerações fúngicas) ou pseudobezoar. Tricobezoares são o tipo mais comum de bezoars. Ocasionalmente, tricobezoares têm uma cauda que se estende para o cárdia, do piloro e do duodeno, ou ainda mais para o jejuno e íleo. Quando todo o intestino delgado está envolvido, a doença é chamada de síndrome de Rapunzel.
O paciente geralmente apresenta-se com desconforto epigástrico, dor, náuseas, vômitos, saciedade exacerbada na hora das refeições, ou obstrução completa da saída gástrica. Extensão contínua de um tricobezoar para o intestino delgado pode levar à "síndrome de Rapunzel"
O tratamento objetiva eliminação completa do bezoar do trato gastrintestinal. Pequenos podem ser retirados por endoscopia aliada ou não a laser e ondas de choque (litotripsia).O tratamento pode ser iniciado de forma não invasiva, mas a opção cirúrgica é a de melhor prognostico dos quadros clínicos severos não responsivos ao manejo conservador e nas complicações.
A necessidade de um acompanhamento adequado deve ser enfatizada para evitar as recorrências, embora estes são raros já que o trauma da cirurgia pode impedir o paciente de provocar um outro episódio.