Patologia Doença de Crohn
Exames; RM TC USG
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve à grave,mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva.
A doença de Crohn é crônica. Não sabemos qual é a sua causa. Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença. Como a doença de Crohn se comporta como a colite ulcerativa (às vezes é difícil diferenciar uma da outra), as duas doenças são agrupadas na categoria de doenças inflamatórias intestinais (DII). Diferentemente da doença de Crohn, em que todas as camadas estão envolvidas e na qual pode haver segmentos de intestino saudável, normal, entre os segmentos do intestino doente, a colite ulcerativa afeta apenas a camada mais superficial (mucosa) do cólon,e de modo contínuo. Dependendo da região afetada, a doença de Crohn era chamada de ileite, enterite regional ou colite, etc. Para reduzir a confusão, o termo doença de Crohn foi usado, para identificar a doença, qualquer que seja a região do corpo afetada (íleo, cólon, reto, ânus, estômago, duodeno, etc.). Ela é chamada doença de Crohn, porque Burril B. Crohn foi o primeiro nome de um artigo de três autores, publicado em 1932, que descreveu a doença.
Sintomas
Os sintomas variam, dependendo se a doença ocorre no intestino delgado ou no cólon (intestino grosso). Geralmente pode demorar mais para os sintomas aparecerem pela primeira vez até o diagnóstico quando comparados a retocolite ulcerativa. Isso ocorre por que no começo, os sintomas podem não ser característicos, dificultando o diagnóstico correto.Há uma tendência maior a dor abdominal e um pouco menos sangue nas fezes.
Os sintomas incluem:
Tabela 2: Sintomas da doença de Crohn
Sangue nas fezes | Ocasional |
Diarreia | Movimentos intestinais frequentes, fezes moles, aquosas |
Urgência para defecar | Presente |
Sangramento retal | Algumas vezes |
Febre | Algumas vezes |
Dor | Algumas vezes, geralmente do lado inferior direito do abdômen, possivelmente com dor na pelve |
Outro
|
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Fadiga
- Úlceras, erupções ou fístulas pelo ânus, possivelmente com excreção de pus (as alterações no ânus podem, por um tempo, ser o primeiro e único sintoma da doença)
- Aftas
|
Crianças com doença de Crohn podem sofrer atrasos no crescimento e desenvolvimento sexual.
Êntero RM
Para que serve
Exame similar a RM, porém com contraste neutro ingerido via oral, para distensão de alças intestinais delgadas, objetivando-se avaliar espessamento de paredes dos segmentos delgados, atividade inflamatória enteral e perienteral e complicações como fístulas, abscessos e neoplasias.
Tempo de exame
De 40 a 60 minutos
Preparo
Jejum de 6 horas, ingesta de 1500 a 2000 ml de água ou polietilenoglicol – PEG – durante 45 minutos, contraste paramagnético intravenoso (se não houver contraindicação). O PEG pode ocasionar diarreia osmótica (utilizado no preparo da colonoscopia), que geralmente é autolimitada.
Ultrassonografia
Para que serve
Para avaliar lesões intra-abdominais, abscessos e espessamento de alças.
Tempo de exame
Cerca de 20 minutos
Preparo
Nenhum
Ressonância Magnética
Para que serve
Para avaliar vísceras abdominais, massas intra-abdominais, espessamentos de paredes de alças intestinais, possíveis fístulas perianais.
Tempo de exame
De 30 a 60 minutos
Preparo
Jejum de 2 – 4 horas e contraste paramagnético intravenoso (se não houver contraindicação).
Não indicado
Pacientes com marca-passos cardíacos, operados de aneurisma cerebral ferromagnéticos e portadores de implantes cocleares.
Tomografia
Para que serve
Avaliar lesões intra-abdominais, abscessos e espessamento de alças intestinais.
Tempo de exame
Cerca de 10 minutos dentro do aparelho de TC. Hoje em dia, com os aparelhos “Multislice” – multidetectores de raio-x – os exames duram apenas alguns segundos e o pós-processamento das imagens levam alguns minutos.
Preparo
Jejum de 2 – 4 horas. Utiliza-se contraste iodado intravenoso (se não houver contraindicação).
outros exames; capsula endoscópica, Colonoscopia/Virtual, Enema Opaco, Transito Intestinal, enteroscopia de duplo balão, Raio X.
abcd.org.br/