Patologia Estudada: Cervicalgia
Exame: - Raio x - TC -RM
Cervicalgia caracteriza-se por dor relacionada a região do pescoço e região alta da coluna cervical. A região cervical está composta por 7 vértebras e oito raízes nervosas, que podem ser acometidas por vários fatores. Os sintomas mais comuns são dor e rigidez na região do pescoço, onde o paciente pode desenvolver posturas inadequadas, levando a um processo inflamatório difuso, onde poderá irradiar por todo o membro superior. A dor poderá ser leve no local. Até cansaço e limitação dos movimentos, mas que piora progredindo para diminuição da força muscular e sensibilidade, levando a alterações neurológicas. Nos casos mais graves haverá formigamento de todo o braço, do ombro, cotovelo e punhos.
Podem ser decorrentes de desordem mecânica, fatores posturais e ergonômicos ou excesso de sobrecarga nos membros superiores, como trabalho forçado e repetitivos. Os fatores mais agravantes estão relacionados a idade.
As causas mais comuns de cervicalgia:
-Síndrome Dolorosa Miofascial-é a mais comum, posturas viciosas e o estresse são as causas mais freqüentes.
-Osteoartrose- a alteração degenerativa das articulações causada pelo envelhecimento pode levar à deformidades da coluna cervical provocando dor e “Tratamento da artrose”)
-Traumáticas- a mais comum é a Síndrome do Chicote que acontece nos acidentes automobilísticos.
-Fraturas
-Inflamatórias- devido a doenças reumatológicas como artrite reumatóide, Lupus, espondilite anquilosante,etc…
-Infecciosas-meningite, caxumba,abscessos, etc…
- Disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM)
-Metabólicas- osteoporose com fratura
-Tumores locais ou metastáticos
-Congênito- devido a alterações musculares congênitas.
-Estenose do Canal Vertebral- diminuição do canal vertebral, no qual se encontra a medula, devido a processo degerativo.
-Hérnia discal- desencadeará dor em região cervical com irradiação para os braços, associado a formigamentos, perda de força e sensibilidade e “Causas e Consequências da Hérnia Discal”).
De acordo com suas características a dor pode ser enquadrada em diversos tipos de classificação:
Velocidade de Condução
Rápida: tipo de dor conduzida pelas fibras A mielinizadas. É sentida em cerca de 0,1 s depois que o estimulo doloroso é aplicado. Este tipo de dor é sentida frente a um traumatismo agudo, geralmente térmico ou mecânico. É bem localizada e inibida por pressão local. A dor rápida não é sentida na maioria dos tecidos mais profundos do corpo.
Lenta: tipo de dor conduzida pelas fibras c amielínicas. É sentida após 1s ou mais, e aumenta lentamente, durante alguns minutos. Geralmente é associada à destruição de tecidos, podendo ser um estímulo químico, físico ou mecânico. Pode levar a um sofrimento insuportável e prolongado. Pode ocorrer tanto na pele como nos tecidos mais profundos do corpo. Tem localização imprecisa.
Evolução
Dor aguda: manifesta-se durante um período relativamente curto, de minutos a algumas semanas, associada a lesões em tecidos ou órgãos, ocasionadas por inflamação, infecção, traumatismo ou outras causas. Sua percepção atua como um sinal que induz o indivíduo a realizar atitudes que o afastam da dor. Manifesta-se no início de alguma doença ou durante a fase de agravamento de doenças crônicas acompanhada de alterações neurovegetativas.
Dor crônica: tem duração prolongada, que pode se estender de vários meses a anos e está quase sempre associada a um processo de doença crônica. Não é acompanhada por alterações neurovegetativas pela adaptação dos sistemas envolvidos. A dor crônica não tem função biológica de alerta sendo desgastante e gerando stress físico e emocional. Exemplos de dor crônica são as dores reumáticas, as dores relacionadas ao câncer e às relacionadas a esforços repetitivos durante o trabalho.
Dor recorrente: apresenta períodos de curta duração que se repetem com frequência, podendo ocorrer durante toda a vida do indivíduo, mesmo sem estar associada a um processo específico. Um exemplo clássico deste tipo de dor é a enxaqueca.
Exames por imagem (radiografia simples, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética)
gentside.com.br