Patologia: Anomalias das artérias coronárias
Exame: RM TC ANG
As anomalias das artérias coronárias (AAC) são uma entidade rara mas a sua verdadeira incidência na população em geral continua por definir. As AAC são, na sua maioria, assintomáticas; no entanto, constituem a segunda causa de morte súbita em jovens atletas, aparentemente saudáveis. Os novos métodos de imagem ao dispor da Cardiologia, nomeadamente a AngioTC e a RM, permitem o diagnóstico e a caracterização não invasiva desta patologia.
Observação das imagem
Figura 1. Origem anómala da CE (1) no seio CD (2) com trajeto entre a Ao (3) e AP (4) em reconstrução 3D «volume rendered» (A) e em corte axial (B).
Origem anómala da CD (1) no seio CE (2) com trajeto entre a Ao (3) e AP (4) em reconstrução 3D «volume rendered» (A e B) e em corte axial (C).
Figura 2. Origem anómala da CD (1) no seio CE (2) com trajeto entre a Ao (3) e AP (4) em reconstrução 3D «volume rendered» (A e B) e em corte axial (C).
Origem anómala da CE (1) no seio não coronário, em reconstrução 3D <i>volume rendered</i> (A) e em corte axial (B).
Figura 3. Origem anómala da CE (1) no seio não coronário, em reconstrução 3D volume rendered (A) e em corte axial (B).
Origem anómala da Cx (1) na CD proximal (2) com trajeto entre a Ao (3) e a aurícula esquerda (5) em reconstrução 3D <i>volume rendered</i> (A e B).
Figura 4. Origem anómala da Cx (1) na CD proximal (2) com trajeto entre a Ao (3) e a aurícula esquerda (5) em reconstrução 3D volume rendered (A e B).
De olho; elsevier.pt/