A camara escura pode ser dividida em 2 maneiras:
Parte seca
Parte úmida
PARTE SECA: Destinada ao manuseio e guarda das peliculas e chassis radiográficos. Aparte seca da câmara escura esta constituída de um balcão com gaveta basculante, com divisórias para guardar o filme. o Balcão serve para colocar o chassi na hora de carregar e descarregar. Há serviços que distribuem a caixa de filmes em cima do balcão, outros usam a gaveta basculante.
componentes da parte seca:
Balcão
chassis
porta chassis
passador de basculante
colgadura
porta colgadura
luz de segurança
BALCÃO: LOCAL ONDE SE GUARDA OS FILMES VIRGENS. UTILIZADO TAMBÉM NO MANUSEIO DAS PELÍCULAS E CHASSIS.
CHASSI: ESTOJO METÁLICO OU DE PLÁSTICO QUE TEM COMO FUNÇÃO PROTEGER O FILME FORA DO AMBIENTE DE ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA.
PORTA CHASSIS: É UMA ESTANTE COM DIVISÓRIAS, PARA GUARDAR OS CHASSIS EM POSIÇÃO VERTICAL, NORMALMENTE ACIMA DO BALCÃO.
PASSADOR DE CHASSIS: ACESSÓRIO Q UE COMUNICA A SALA DE EXAMES COM A CAMARA ESCURA. ELE SE DIVIDE EM FILMES BATIDOS E FILMES VIRGENS.
QUANDO UM OPERADOR DE CAMARA ESCURA ABRE UMA DAS PARTES( BATIDOS OU VIRGENS), POR DENTRO DA SALA DE CAMARA ESCURA, O TÉCNICO NÃO CONSEGUE ABRI-LO PELA SALA DE EXAMES E VICE VERSA. ISTO SERVE PARA QUE NÃO OCORRA A ENTRADA DE LUZ NA CAMARA ESCURA.
DEVE TER SUAS PAREDES REVESTIDAS POR MATERIAL ABSORVEDOR DE RX(CHUMBO), A FIM DE EVITAR RADIAÇÃO DISPERSA NA CAMARA ESCURA. DEVE SER POSICIONADA O MAIS DISTANTE POSSIVEL DA FONTE DE RX.
GAVETA BASCULANTE: LOCAL ONDE SE GUARDA OS FILMES VIRGENS. ESTA GAVETA É FEITA COM VÁRIAS DIVISÓRIAS, ONDE COLOCAMOS OS FILMES. É COMPOSTA DE UM SISTEMA DE MOLAS, ONDE O OPERADOR ABRE A GAVETA E RETIRA O FILME E AO SOLTÁ-LA, A MESMA, FECHA-SE AUTOMATICAMENTE.
COLGADURA: ACESSÓRIO UTILIZADO PARA FIXAÇÃO DAS PELICULAS PARA O PROCEDIMENTO MANUAL. SÃO ARMAÇÕES METÁLICAS COM PRESILHAS SUPERIORES E INFERIORES. CONSTITUÍDAS DE AÇO INOX, EVITA A CORROSÃO.
PORTA COLGADURA: SÃO PEDAÇOS DE MADEIRA OU FERRO, PRESO A PAREDE COM FINALIDADE DE PENDURAR A COLGADURA, EVITANDO QUE AS MESMAS FIQUEM ESPALHADAS PELO CHÃO.
LUZ DE SEGURANÇA: DEVEMOS UTILIZAR LUMINÁRIAS DE COR ÂMBAR(ALARANJADOS), COM UMA POTÊNCIA DE 6.5 A 10W. A LUMINÁRIA DEVE SER POSICIONADA A UMA DISTÂNCIA DO BALCÃO DE 120cm . LEMBRE-SE QUE O FILME RADIOGRÁFICO APÓS SEREM EXPOSTOS AO RX TORNAM-SE MAIS SENSÍVEIS A INCIDÊNCIA DE LUZ.PORTANTO O SEU MASUSEIO DEVE SER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
EXISTE TB A LUZ BRANCA UTILIZADA PARA LIMPEZA DOS TANQUES, PREPARO DE QUIMICOS E LIMPEZA GERAL.
COMPONENTES DA PARTE ÚMIDA
TANQUE DE REVELAÇÃO, FIXAÇÃO E LAVAGEM
TOALHA
TORNEIRA
TANQUE DE REVELAÇÃO: É UM TANQUE DE AÇO INOX OU PLÁSTICO, NORMALMENTE DE 20 A 40 LITROS, CONTENDO EN SEU INTERIOR SUBSTÂNCIAS COM FINALIDADE DE REVELAR A IMAGEM RADIOGR[AFICA QUE SE ENCONTRA EM ESTADO LATENTE, TRANSFORMANDO-SE EM REAL.
TANQUE DE FIXAÇÃO: É IDÊNTICO AO ANTERIOR, SÓ QUE A SUBSTÂNCIA ENCONTRADA EM SEU INTERIOR, TEM FINALIDADE DE FIXAR A IMAGEM RADIOGRÁFICA TORNANDO-A PERMANENTE.
TANQUE DE LAVAGEM: É IDÊNTICO AO ANTERIOR, SÓ QUE BEM MAIOR E EM SEU INTERIOR CONTÉM ÁGUA CORRENTE, PARA QUE NÃO HAJA IMPREGNAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS, A QUAL PODERIA MANCHAR AS RADIOGRAFIAS.
ACESSÓRIOS
TERMÔMETRO E TIMER: DESTINADO AO CONTROLE DE TEMPERATURA E TEMPO DE REVELAÇÃO, NO PROCESSO MANUAL. A TABELA DE CONTROLE DA TEMPERATURA E TEMPO ENCONTRA-SE OBRIGATÓRIA CONFORME A NORMA 453/98. NO PROCESSO AUTOMÁTICO O TEMPO E TEMPERATURA TAMBÉM DEVEM SER MEDIDOS E AVERIGUADOS COM FREQUÊNCIA.
HIGRÔMETRO: UTILIZADO PARA MEDIR UMIDADE RELATIVA DO AR NA CAMARA ESCURA.
OBS: A TEMPERATURA NA CÂMARA ESCURA DEVE VARIAR ENTRE 18 E 24° C, PARA MELHOR CONSERVAÇÃO DOS FILMES E PROCESSAMENTO DAS RADIOGRAFIAS.
A UMIDADE RELATIVA DO AR DEVE SER POR VOLTA DOS 50%.
TEMPERATURA: O CONTROLE DE MANUTENÇÃO DA TEMPERATURA DEVE SER FEITO DE MODO A MANTER A TEMPERATURA AMBIENTE EM TORNO DE 18°C E 24 °C, COM UMIDADE RELATIVA DO AR EM TORNO DE 40 A 60%.
FILME RADIOGRÁFICO
COMPONENTES DO FILME:
CAMADA PROTETORA: SUA FUNÇÃO É MINIMIZAR ARRANHÕES E IMPRESSÕES DIGITAIS NA CAMADA FOTO-SENSIVEL(EMULSÃO RADIOGRÁFICA).
EMULSÃO FOTOGRÁFICA(CAMADA FOTO SENSÍVEL): LOCAL ONDE É FORMADA A IMAGEM.
CAMADA ADESIVA: FIXA A EMULSÃO FOTOGRÁFICA A BASE DO FILME
BASE DO FILME: SERVE PARA DAR SUPORTE A EMULSÃO. ANTIGAMENTE O MATERIAL DA BASE ERA FEITO DE VIDRO -CELULOSE -POLIÉSTER.
EXISTEM DOIS TIPOS DE BASE DE FILME. BASE AZUL E BASE VERDE. OS DE BASE VERDE SÃO MUITO UTILIZADOS POR SEREM MAIS VELOZES.
OS FILMES SÃO SENSÍVEIS A: LUZ, RAIOS X, VÁRIOS GASES, VAPORES, CALOR E UMIDADE.
OS FILMES DEVEM SER ARMAZENADOS SOB UMA TEMPERATURA DE 10 A 21°C E COM UMIDADE RELATIVA DO AR DE 40 A 60%.
AS CAIXAS NÃO DEVEM SER ARMAZENADAS UMAS SOBRE AS OUTRAS E SIM DE FORMA VERTICAL.
TAMANHOS DE FILMES
13 X 18..................................RADIOGRAFIA DOS DEDOS
18 X 24..................................RADIOGRAFIA DOS PUNHOS
24 X 30..................................RADIOGRAFIA DO CRÂNIO
30 X 40..................................RADIOGRAFIA DE COLUNA LOMBAR
35 X 35..................................RADIOGRAFIA DE TORAX
35 X 43(14 - QUATORZÃO)......RADIOGRAFIA DE ABDOMEM
35 X 91(CHAPÃO)...................RADIOGRAFIA DE COLUNA TOTAL
15 X 40...................................MEMBRO INFERIOR, SUPERIOR E COLUNA VERTEBRAL
FILMES ESPECIAIS
COMO O NOME JA DIZ SÃO FILMES DIFERENTES DOS NORMAIS SÃO UTILIZADOS NA TOMOGRAFIA, NA MAMOGRAFIA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA.
MAIOR DIFERENÇA É QUE ELE SÓ É EMULSIONADO DE UM LADO, ISTO OBRIGAO CAMARA ESCURA A OBSERVAR A SUA COLOCAÇÃO NO CHASSI, O QUE NÃO OCORRE NUM FILME COMUM, OU SEJA, QUANDO COLOCAMOS UM FILME DE RX NO CHASSIS NÃO PRECISAMOS NOS PREOCUPAR COM MO LADO DO FILME QUE FICARÁ PARA CIMA OU PARA BAIXO, O QUE É OBRIGATÓRIO NOS FILMES ESPECIAIS. ELES TEM UMA MARCAÇÃO NA PR´PRIA PELICULA QUE SERVIRÁ DE GUIA, SE NA HORA DE CARREGAR O CHASSIS O CÂMARA ESCURA NÃO OBSERVAR ESTE DETALHE E O FILME FOR UTLIZADO, A IMAGEM APARECERÁ, PORÉM SEM QUALIDADE O QUE OBRIGARÁ O TÉCNICO A UTILIZAR OUTRO FILME.
CâMARA CLARA
É A SALA NO SERVIÇO DE RADIOLOGIA DESTINADA A AVALIAÇÃO DAS RADIOGRAFIAS PELOS MÉDICOS OU PROFISSIONAIS DA ÁREA DE RADIOLOGIA(TÉCNICOS OU TECNÓLOGOS) DIFERENTE DA CÂMARA ESCURA, A CÂMARA CLARA TE A PRESENÇA DA LUZ NATURAL.
TELAS INTENSIFICADORAS
AS TELAS INTENSIFICADORAS TAMBÉM SÃO CHAMADAS DE ÉCRAN(ORIGEM FRANCESA DA PALAVRA TELA). AS TELAS INTENSIFICADORAS SÃO CONSTITUÍDAS POR 3 CAMADAS: A BASE, GERALMENTE DE PLÁSTICO, SERVE DE SUPORTE; A CAMADA E UMA CAMADA FINA CUJA FUNÇÃO É PROTEGER O MATERIAL FLUORESCENTE. ESTE MATERIAL FLUORESCENTE TEM A PROPRIEDADE DE EMITIR LUZ QUANDO IRRADIADO POR UM FEISE DE RAIO -X. É ESTA LUZ QUE VAI IMPRESSIONAR O FILME RADIOGRÁFICO. APENAS 5% DA IMAGEM SERÃO FORMADAS PELA AÇÃO DIRETA DOS RAIOS-X 95% SERÁ FORMADA PELA AÇÃO DA LUZ PROVENIENTES DE TELAS INTENSIFICADORAS. A TELA É UM CONVERSOR DE ENERGIA. O FILME RADIOGRÁFICO É MUITO MAIS SENSÍVEL A LUZ DOS QUE AOS RAIOS-X, CONSEQUENTEMENTE O USO DAS TELAS POSSIBILITA UMA REDUÇÃO DE TEMPO DE EXPOSIÇÃO O QUE ACARRETA EM UMA DIMINUIÇÃO DA DOSE TRANSMITIDA AP PACIENTE(CERCA DE 100 X)
TIPOS DE ÉCRANS:
OS QUE EMITEM LUZ AZUL: SÃO FABRICADOS DE TUNGSTATO DE CÁLCIO.
OS QUE EMITEM LUZ VERDE: SÃO FABRICADOS DE ELEMENTOS DE TERRAS RARAS (ELEMENTOS MINERAIS POUCO ENCONTRADOS NA NATUREZA: ÍTRIO, BÁRIO, LANTÂNIO, GADOLÍNIO E TUNGSTÊNIO)
OS ÉCRANS DE TERRAS RARAS TEM MAIS VANTAGENS SOBRE OS ÉCRANS CONVENCIONAIS DE TUNGSTATO DE CÁLCIO: A VELOCIADE. SÃO NO MINIMO DUAS VEZES MAIS VELOZES. SENDO MAIS RÁPIDOS, TÉCNICAS RADIOGRÁFICAS MENORES PODEM SER EMPREGADAS, RESULTANDO EM DOSES MAIS BAIXAS. LEMBRANDO AINDA QUE DOSES BAIXAS AUMENTAM A VIDA ÚTIL DO EQUIPAMENTO E FORNECEM MENOS QUANTIDADE DE RADIAÇÃO PARA TÉCNICO OU TECNÓLOGO E PARA O PACIENTE.
ÉCRANS COM GRÃOS GROSSOS - SÃO MAIS RÁPIDOS PORÉM TÊM MENOR RESOLUÇÃO, NÃO TEM BOA DEFINIÇÃO, EXPOE O PACIENTE A UMA MENOR DOSE DE RADIAÇÃO.
ÉCRANS COM GRÃOS FINOS - SÃO MAIS LENTOS PORÉM TEM MELHOR RESOLUÇÃO ESPACIAL. IMAGEM COM BOA DEFINIÇÃO.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
SEMPRE DEVEMOS UTILIZAR FILME DE BASE AZUL JUNTO COM ÉCRAN DE BASE AZUL E FILME DE BASE VERDE JUNTO COM ÉCRAN DE BASE VERDE( CASAMENTO ESPECTRAL)
SE UTILIZAMOS ÉCRAN COM BASE VERDE COM FIME DE BASE AZUL OU VICE-VERSA O RESULTADO DA IMAGEM NO FILME NÃO SERÁ SATISFATÓRIO OU SEJA SAIRÁ UMA IMAGEM SEM DETALHES.
OS ÉCRANS SEMPRE SERÃO EM NÚMERO DE DOIS NO INTERIOR DO CHASSI, EXCETO NO EXAME DE MAMOGRAFIA.
OS ÉCRANS VERDE SÃO MUITO MAIS UTILIZADOS DO QUE O AZUL DEVIDO A SUA VELOCIDADE.
CUIDADOS ESPECIAIS
AO RETIRAR O FILME DO CHASSI, O CÂMARA ESCURA DEVE TER O MÁXIMO DE CUIDADO PARA NÃO ARRANHAR O ÉCRAN COM A UNHA.
O AMBIENTE DEVE SER ISENTO DE POEIRA, POIS A MESMA UMA VEZ PRESA AO ÉCRAN FORMARÁ MANCHAS NA IMAGEM CAUSANDO ARTEFATOS NA IMAGEM IMITANDO MICROCALCIFICAÇÕES.
AO MANUSERAR OS CHASSIS, DEVE SE EVITAR O MÁXIMO O RESPINGO DAS SUBSTÂNCIAS QUIMICAS(REVELAÇÃO MANUAL) A QUAL INUTILIZARÁ O ÉCRAN.
O ÉCRAN DEVE SER LIMPO PERIODICAMENTE.
MÉTODO DE LIMPEZA DOS ÉCRANS:
OS ÉCRANS DEVEM SER LIMPOS COM SABÃO DE COCO. ESTA LIMPEZA DEVERÁ SER FEITA COM A AJUDA DE UMA FRALDA DE ALGODÃO. DEPOIS DE SE PASSAR O ALGODÃO COM SABÃO DEVE SE PASSAR UM OUTRO ALGODÃO ÚMIDO PARA TIRAR O EXCESSO DE SABÃO E LOGO APÓS UM ALGODÃO SECO DE MANEIRA SUAVE PARA NÃO ARRANHAR O ÉCRAN, CASO TENHA FICADO ALGUM CORPO ESTRANHO. DEPOIS DEIXE SECAR ABERTO. POIS CASO CARREGUE OS CHASSIS COM OS ÉCRANS AINDA ÚMIDOS ISSO DANIFICARÁ O FILME.
LIMPEZA DOS ÉCRANS E CHASSIS
OS ÉCRANS E OS CHASSIS DEVEM SER LIMPOS SEMANALMENTE OU QUANDO APARECEREM ARTEFATOS CQAUSADOS PELA SUJEIRA E PELA POEIRA(PONTOS BRANCOS). O OBJETIVO É MINIMIZAR A OCORRÊNCIA DESTE TIPO DE ARTEFATO QUE AFETA A QUALIDADE DA IMAGEM. ESSES ARTEFATOS APARECEM COMO PONTOS BRANCOS OU COMO DENSIDADES MAIS CLARAS CAUSADOS PELA POEIRA PRESA ENTRE O FILME E ÉCRAN.
CAUSAS DE VELAMENTO INAPARENTE NA CÂMARA ESCURA
FILTROS DA LUZ DE SEGURANÇA COM RACHADURA QUE ESCAPEM LUZ
FESTAS DAS PORTAS
BURACO DE FECHADURA
EXCESSO DE TEMPO SOB A AÇÃO DA LUZ DE SEGURANÇA
TÚNEL PASSDOR DO CHASSI ABERTO
NEGATOSCÓPIO NA CÂMARA ESCURA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES POIS QUANDO APAGAM CONTINUAM POR CERTO TEMPO A EMITIR LUMINOSIDADE(QUANDO COLOCADO DENTRO DA CÂMARA ESCURA)
ELETRICIDADE ESTÁTICA
É A CORRENTE ELÉTRICA QUE SE FORMA QUANDO O FILME SOFRE ALGUM IMPACTO, MESMO ESTANDO PARADO. A FORMAÇÃO DA ELETRICIDADE ESTÁTICA É MAIS COMUM EM AMBIENTES SECOS.
PREVENÇÃO DA ELETRICIDADE ESTÁTICA
MANUSEIO DO FILME COM CUIDADO
APÓS A EXPOSIÇÃO DOS RAIOS X, O CHASSI DEVE SER ABERTO LENTAMENTE E O FILME CUIDADOSAMENTE REMOVIDO
DEVE TER UM FILME DO BALCAO LIGADO AO TERRA
AS CAIXAS DE FILMES DEVEM SER GUARDADAS VERTICALMENTE.
PROCESSAMENTO
É O PROCESSO QUE PERMITE AOS REAGENTES DO REVELADOR, INTERAGIR COM OS CRISTAIS DE HALETO DE PRATA, TRANSFORMANDO OS GRÃOS DE PRATA LATENTE EM PRATA METÁLICA COM DIFERENTES GRAUS DE ENEGRECIMENTO, TORNANDO A IMAGEM LATENTE EM IMAGEM VISÍVEL. O PROCESSO DE REVELAÇÃO SOMENTE IRÁ ATINGIR AOS CRISTAIS DE PRATA QUE SOFRERAM ALGUMA ALTERAÇÃO FISICA DURANTE A INTERAÇÃO COM A RADIAÇÃO.
FASES DO PROCESSAMENTO RADIOGRÁFICO
EXISTEM 2 TIPOS DE PROCESSOS DE REVELAÇÃO: MANUAL E AUTOMÁTICA
REVELAÇÃO MANUAL: SÃO CINCO OS PASSOS BÁSICOS PARA UM BOM PROCESSAMENTO RADIOGRÁFICO:
REVELAR - É O PROCESSO QUIMICO A QUE É SUBMETIDO UM FILME APÓS TER SIDO EXPOSTO A AÇÃO DOS RAIOS-X. SUA FINALIDADE É TRANSFORMAR A IMAGEM LATENTE EM IMAGEM REAL.(5 MINUTOS)
BANHO ENXAGUADOR: ACABANDO A REVELAÇÃO O FILME RETÉM UMA QUANTIDADE CONSIDERÁVEL DE REVELADOR, POR ISSO, À NECESSIDADE DO ENXÁGUE. ASSIM EVITA QUE O REVELADOR ALCALINO NEUTRALIZE A ACIDEZ DO FIXADOR.(30 SEGUNDOS)
FIXAR: REMOVE OS HALETOS DE PRATA E TORNA A IMAGEM PERMANENTE(15 MINUTOS)
LAVAGEM DAS PELICULAS: APÓS A FIXAÇÃO É NECESSÁRIO LAVAR BEM O FILME PARA REMOVER AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS. SE ESTA LAVAGEM NÃO FOR FEITA DE MODO ADEQUADO A IMAGEM FICARÁ MANCHADA E ENFRAQUECERÁ COM O TEMPO, FAZENDO COM QUE ALGUNS DIAS DEPOIS AS IMAGENS AMARELADAS. (20 MINUTOS)
SECAGEM - AS RADIOGRAFIAS SÓ PODERÃO SER OBSERVADAS APÓS TOTALMENTE SECAS PORQUE AS MESMAS QUANDO ÚMIDAS CORREM O RISCO DE COLAREM UMA NAS OUTRAS.(20 MINUTOS)
REVELAÇÃO AUTOMÁTICA
É FEITA ATRAVÉS DE MÁQUINAS CONHECIDA COMO PROCESSADORAS AUTOMÁTICAS. SÃO EQUIPAMENTOS QUE REGULAM E PROPORCIONAM UM REGULAMENTO MAIS UNIFORME DA PELÍCULA RADIOGRÁFICAS.
OBS: A TEMPERATURA DO TRABALHO DE SER DE ACORDO COM O FABRICANTE TENDO SEU VALOR PADRÃO EM 35°C PARA RADIOLOGIA CONVENCIONAL A 33° PARA MAMOGRAFIA.
FASES DO PROCESSAMENTO MANUAL
REVELAÇÃO
FIXAÇÃO
LAVAGEM
SECAGEM
COMPONENTES DOS REVELADOR
REVELADOR(ALCALINO) - É UMA SOLUÇÃO QUE CAUSA PRECIPITAÇÃO DA PRATA NA MOLÉCULA DE BROMETO DE PRATA.
SEUS COMPONENTES SÃO:
METOL
HIDROQUINONA
SULFITO DE SÓDIO
BROMETO DE POTÁSSIO
ÁGUA
FIXADOR(ÁCIDO) - É UMA SOLUÇÃO COM A FUNÇÃO DE CLAREAR A RADIOGRAFIA
SEUS COMPONENTES SÃO:
HIPOSSULFITO DE SÓDIO
SULFITO DE SÓDIO
ALÚMEN
ÁCIDO ACÉTICO GLACIAL
ÁGUA