Patologia: bursite no ombro
Exames : USG RM Rx
Bursite é a inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento, e auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. A bursite no ombro é um problema comum em indivíduos que fazem movimentos repetitivos, como pintar por várias horas, digitar no computador, costurar ou limpar janelas, por exemplo.As causas da bursite no ombro incluem o uso excessivo dos braços, mas também pode ocorrer devido a:
Lesões na articulação do ombro, devido a quedas, por exemplo;
Problemas articulares, como gota ou artrite reumatoide;
Pancadas diretas no ombro;
Infecções no ombro, após cirurgia,
Os sintomas de bursite no ombro incluem dor, que pode irradiar para o braço, inchaço e dificuldade para movimentar a articulação.
O raio-X, no entanto, não é capaz de diagnosticar bursite, mas pode ajudar a eliminar outras possíveis causas. Ultrassom e o exame de ressonância magnética são usados geralmente para realizar o diagnóstico.
O primeiro passo para o tratamento de bursite envolve, basicamente, algumas medidas constantemente sugeridas por médicos, como repouso, aplicação de gelo no local da lesão e o uso de analgésico para a dor. Dependendo do paciente, essas medidas bastam para tratar a bursite. Mas caso elas não sejam suficientes, o médico pode oferecer outras formas de tratamento, como:
Medicação Se a inflamação for causada por uma infecção, o médico irá prescrever o uso de um antibiótico
Terapia. Seu médico pode recomendar fisioterapia ou exercícios para fortalecer os músculos na área afetada para aliviar a dor e prevenir a reincidência da bursite
Injeções. O seu médico pode realizar uma injeção de corticosteroide na região da bursa afetada para reduzir a inflamação. Este tratamento geralmente traz alívio rápido da dor e, em muitos casos, será suficiente para o tratamento.
Punção para esvaziamento do conteúdo líquido inflamatório ou traumático
Cirurgia. Uma bursa inflamada sem melhora com tratamento conservador pode ser tratada cirurgicamente.