Linfoma gástrico
Exames:RM - TC -US
O linfoma gástrico é um tumor oriundo das células linfóides associadas a mucosa (“MALT") Essa neoplasia é bem rara, representando menos de 5% dos cânceres de estômago.
Os linfomas são subdivido em linfoma de baixo grau e alto grau. Essa subdivisão é importante pois a agressividade do tumor, o tratamento e o prognóstico podem ser bem diferentes, dependendo do grau. Como todas as neoplasias, os sintomas inespecíficos de má digestão e a dor na parte superior do abdômen, são entendidos como comuns. A hemorragia digestiva, causando a anemia e o emagrecimento também podem ser sintomas apresentados. Quando o assunto é tratamento dos linfomas gástricos, é muito importante saber se o linfoma é de baixo grau ou de alto grau.
Se a neoplasia for de baixo grau, somente a erradicação da bactéria H. pylori pode ser suficiente para que a doença entre em remissão, em alguns casos. No entanto, nos linfomas de alto grau, além da erradicação da bactéria, a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia podem ser opções de tratamento.
de olho; endoscopiaterapeutica.com